Osteocondrite Dissecante

O que é a Osteocondrite Dissecante ?

É uma causa de distúrbio do joelho entre pacientes esqueleticamente imaturos e adultos que ocorre quando um pequeno pedaço de osso subcondral começa a se separar de sua área circundante devido a um distúrbio no suprimento sanguíneo local.

Osteocondrite Dissecante

https://www.orthonorcal.com/osteochondritis-dissecans-of-the-knee-orthopedic-specialists-los-gatos-morgan-hill.html

Essa anormalidade idiopática e focal do osso subcondral pode causar instabilidade e descolamento de um fragmento ósseo ou da cartilagem articular sobrejacente, com subsequente progressão para osteoartrite.

Imagem1 1

Accadbled, J. Vial, J. Sales de Gauzy, Osteochondritis dissecans of the knee, Orthopaedics & Traumatology: Surgery & Research, Volume 104, Issue 1, Supplement, 2018, Pages S97-S105, ISSN 1877-0568, https://doi.org/10.1016/j.otsr.2017.02.016

De acordo com o status da placa de crescimento, o Osteocondrite Dissecante é classificado em juvenil (JOCD) e adulto (AOCD). A diferença entre os tipos juvenil e adulto é crucial para determinar o prognóstico e o tratamento.

Sintomas

São três apresentações principais:

Descoberta incidental em indivíduo assintomático;

Dor mecânica durante a prática esportiva (a mais comum);

Dor mecânica quase contínua com inchaço e travamento da articulação.

A dor à descarga de peso é o sintoma predominante em 80% dos casos. Os sintomas são frequentemente vagos e mal localizados, dependendo da localização e estágio da lesão.

 

Osteocondrite Dissecante

https://www.fyzical.com/butler/Injuries-Conditions/Knee/Knee-Issues/Osteochondritis-Dissecans-of-the-Knee/a~344/article.html

Lesões estáveis podem causar sintomas inespecíficos, incluindo dor vaga ou intermitente, enquanto lesões instáveis podem causar sintomas mecânicos, incluindo travamento ou bloqueio do joelho.

Imagem1 3

Aurich, M., Hofmann, G.O., Gras, F. et al. Human osteochondritis dissecans fragment-derived chondrocyte characteristics ex vivo, after monolayer expansion-induced de-differentiation, and after re-differentiation in alginate bead culture.

Diferentes graus de dor e rigidez podem estar presentes; inchaço e derrame da articulação e bloqueios da articulação podem ocorrer, devido a lesões instáveis ou corpos soltos.

Etiologia

A etiologia das lesões da Osteocondrite permanece incerta e é caracterizada por uma necrose asséptica na área do osso subcondral. Fatores mecânicos parecem desempenhar um papel importante.

Apesar da nomenclatura implicar um processo inflamatório (osteocondrite), existem evidências sugerindo que a condição seria mais apropriadamente chamada de “osteocondrose”, uma vez que a necrose isquêmica da cartilagem epifisária é um evento chave.

Imagem1 4

Bruns J, Werner M, Habermann C. Osteochondritis Dissecans: Etiology, Pathology, and Imaging with a Special Focus on the Knee Joint. Cartilage. 2018 Oct;9(4):346-362. doi: 10.1177/1947603517715736. Epub 2017 Jun 22. PMID: 28639852; PMCID: PMC6139592.

Uma revisão sistemática recente concluiu que a etiopatogenia do Osteocondrite é provavelmente uma convergência de fatores biológicos e mecânicos.

Diagnóstico

O risco de desenvolver a doença foi maior em meninos do que em meninas. A maioria dos pacientes são fisicamente ativos.

A radiografia é o primeiro passo, algumas incidências específicas com o joelho fletido a 60° devem ser obtidas (tunnel view). Como a osteocondrite pode ser bilateral em cerca de 15% dos casos, devem ser realizadas radiografias do joelho contralateral.

Imagem1 5

Bruns J, Werner M, Habermann C. Osteochondritis Dissecans: Etiology, Pathology, and Imaging with a Special Focus on the Knee Joint. Cartilage. 2018 Oct;9(4):346-362. doi: 10.1177/1947603517715736. Epub 2017 Jun 22. PMID: 28639852; PMCID: PMC6139592.

O local mais comum é o côndilo femoral medial, principalmente em sua superfície lateral.

O côndilo femoral lateral e a patela foram afetados com menos frequência e o platô tibial muito raramente.

A Ressonância Magnética confirma o diagnóstico radiográfico pela visualização do fragmento, fornecendo uma melhor avaliação do volume e demonstrando um fragmento osteocondral estendendo-se além do contorno epifisário normal.

Imagem1 6

Chau MM, Klimstra MA, Wise KL, Ellermann JM, Tóth F, Carlson CS, Nelson BJ, Tompkins MA. Osteochondritis Dissecans: Current Understanding of Epidemiology, Etiology, Management, and Outcomes.  J Bone Joint Surg Am. 2021 Jun 16;103(12):1132-1151. doi: 10.2106/JBJS.20.01399. PMID: 34109940; PMCID: PMC8272630.

A artroscopia é o padrão-ouro para determinar a estabilidade da lesão, podendo-se obter mais informações acerca da profundidade e extensão acometida.

Tratamento

As lesões de Osteocondrite Juvenil são caracterizadas por um prognóstico geral consideravelmente melhor do que Osteocondrite no Adulto, mas também podem exigir tratamento cirúrgico para lesões instáveis ​ou se o tratamento conservador falhar.

Pacientes com fises abertas e lesões de baixo grau apresentam bons resultados com a terapia conservadora.

Algumas lesões estáveis da Osteocondrite Dissecante do Adulto podem ser tratadas de forma conservadora, mas as lesões instáveis raramente cicatrizam sem intervenção operatória, o que inclui remoção ou fixação do fragmento descolado, perfuração das lesões e restauração da unidade osteocondral por meio de técnicas regenerativas ou de implante de um enxerto osteocondral.

Imagem1 7

https://www.orthonorcal.com/osteochondritis-dissecans-of-the-knee-orthopedic-specialists-los-gatos-morgan-hill.html

Imagem1 8

Arquivo Pessoal

 

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Como posso te ajudar ?
Escanear o código