O que é a Osteocondrite Dissecante ?
É uma causa de distúrbio do joelho entre pacientes esqueleticamente imaturos e adultos que ocorre quando um pequeno pedaço de osso subcondral começa a se separar de sua área circundante devido a um distúrbio no suprimento sanguíneo local.
https://www.orthonorcal.com/osteochondritis-dissecans-of-the-knee-orthopedic-specialists-los-gatos-morgan-hill.html
Essa anormalidade idiopática e focal do osso subcondral pode causar instabilidade e descolamento de um fragmento ósseo ou da cartilagem articular sobrejacente, com subsequente progressão para osteoartrite.
Accadbled, J. Vial, J. Sales de Gauzy, Osteochondritis dissecans of the knee, Orthopaedics & Traumatology: Surgery & Research, Volume 104, Issue 1, Supplement, 2018, Pages S97-S105, ISSN 1877-0568, https://doi.org/10.1016/j.otsr.2017.02.016
De acordo com o status da placa de crescimento, o Osteocondrite Dissecante é classificado em juvenil (JOCD) e adulto (AOCD). A diferença entre os tipos juvenil e adulto é crucial para determinar o prognóstico e o tratamento.
Sintomas
São três apresentações principais:
Descoberta incidental em indivíduo assintomático;
Dor mecânica durante a prática esportiva (a mais comum);
Dor mecânica quase contínua com inchaço e travamento da articulação.
A dor à descarga de peso é o sintoma predominante em 80% dos casos. Os sintomas são frequentemente vagos e mal localizados, dependendo da localização e estágio da lesão.
https://www.fyzical.com/butler/Injuries-Conditions/Knee/Knee-Issues/Osteochondritis-Dissecans-of-the-Knee/a~344/article.html
Lesões estáveis podem causar sintomas inespecíficos, incluindo dor vaga ou intermitente, enquanto lesões instáveis podem causar sintomas mecânicos, incluindo travamento ou bloqueio do joelho.
Aurich, M., Hofmann, G.O., Gras, F. et al. Human osteochondritis dissecans fragment-derived chondrocyte characteristics ex vivo, after monolayer expansion-induced de-differentiation, and after re-differentiation in alginate bead culture.
Diferentes graus de dor e rigidez podem estar presentes; inchaço e derrame da articulação e bloqueios da articulação podem ocorrer, devido a lesões instáveis ou corpos soltos.
Etiologia
A etiologia das lesões da Osteocondrite permanece incerta e é caracterizada por uma necrose asséptica na área do osso subcondral. Fatores mecânicos parecem desempenhar um papel importante.
Apesar da nomenclatura implicar um processo inflamatório (osteocondrite), existem evidências sugerindo que a condição seria mais apropriadamente chamada de “osteocondrose”, uma vez que a necrose isquêmica da cartilagem epifisária é um evento chave.
Bruns J, Werner M, Habermann C. Osteochondritis Dissecans: Etiology, Pathology, and Imaging with a Special Focus on the Knee Joint. Cartilage. 2018 Oct;9(4):346-362. doi: 10.1177/1947603517715736. Epub 2017 Jun 22. PMID: 28639852; PMCID: PMC6139592.
Uma revisão sistemática recente concluiu que a etiopatogenia do Osteocondrite é provavelmente uma convergência de fatores biológicos e mecânicos.
Diagnóstico
O risco de desenvolver a doença foi maior em meninos do que em meninas. A maioria dos pacientes são fisicamente ativos.
A radiografia é o primeiro passo, algumas incidências específicas com o joelho fletido a 60° devem ser obtidas (tunnel view). Como a osteocondrite pode ser bilateral em cerca de 15% dos casos, devem ser realizadas radiografias do joelho contralateral.
Bruns J, Werner M, Habermann C. Osteochondritis Dissecans: Etiology, Pathology, and Imaging with a Special Focus on the Knee Joint. Cartilage. 2018 Oct;9(4):346-362. doi: 10.1177/1947603517715736. Epub 2017 Jun 22. PMID: 28639852; PMCID: PMC6139592.
O local mais comum é o côndilo femoral medial, principalmente em sua superfície lateral.
O côndilo femoral lateral e a patela foram afetados com menos frequência e o platô tibial muito raramente.
A Ressonância Magnética confirma o diagnóstico radiográfico pela visualização do fragmento, fornecendo uma melhor avaliação do volume e demonstrando um fragmento osteocondral estendendo-se além do contorno epifisário normal.
Chau MM, Klimstra MA, Wise KL, Ellermann JM, Tóth F, Carlson CS, Nelson BJ, Tompkins MA. Osteochondritis Dissecans: Current Understanding of Epidemiology, Etiology, Management, and Outcomes. J Bone Joint Surg Am. 2021 Jun 16;103(12):1132-1151. doi: 10.2106/JBJS.20.01399. PMID: 34109940; PMCID: PMC8272630.
A artroscopia é o padrão-ouro para determinar a estabilidade da lesão, podendo-se obter mais informações acerca da profundidade e extensão acometida.
Tratamento
As lesões de Osteocondrite Juvenil são caracterizadas por um prognóstico geral consideravelmente melhor do que Osteocondrite no Adulto, mas também podem exigir tratamento cirúrgico para lesões instáveis ou se o tratamento conservador falhar.
Pacientes com fises abertas e lesões de baixo grau apresentam bons resultados com a terapia conservadora.
Algumas lesões estáveis da Osteocondrite Dissecante do Adulto podem ser tratadas de forma conservadora, mas as lesões instáveis raramente cicatrizam sem intervenção operatória, o que inclui remoção ou fixação do fragmento descolado, perfuração das lesões e restauração da unidade osteocondral por meio de técnicas regenerativas ou de implante de um enxerto osteocondral.
https://www.orthonorcal.com/osteochondritis-dissecans-of-the-knee-orthopedic-specialists-los-gatos-morgan-hill.html
Arquivo Pessoal