O que são as Plicas Sinoviais do Joelho ?
A plica sinovial é uma estrutura membranosa que faz parte do tecido sinovial no joelho, responsável por revestir a articulação. Durante o desenvolvimento embrionário, o joelho é dividido em compartimentos pela plica, mas normalmente essa estrutura se funde e desaparece antes do nascimento. No entanto, em algumas pessoas, a plica permanece e pode, eventualmente, causar problemas.
A plica sinovial pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da sua localização dentro do joelho:
- Plica suprapatelar: Localizada acima da patela.
- Plica infrapatelar: Abaixo da patela.
- Plica medial: Na parte interna do joelho (a mais comumente associada a problemas).
- Plica lateral: Na parte externa do joelho (menos comum).
Quando geram sintomas ?
A síndrome da plica sinovial ocorre quando a plica fica inflamada devido a traumas ou uso excessivo do joelho. Algumas causas e fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição incluem:
- Movimentos repetitivos: Atividades físicas que envolvem movimentos constantes do joelho, como corrida, ciclismo ou agachamentos, podem irritar a plica.
- Lesões traumáticas: Um impacto direto no joelho, como uma queda ou acidente, pode desencadear a inflamação da plica.
- Desequilíbrios musculares: Músculos fracos ou desbalanceados ao redor do joelho podem aumentar a pressão sobre a articulação e provocar irritação na plica.
- Condições inflamatórias: Problemas articulares que causam inflamação, como a artrite, também podem agravar a plica sinovial.
Quais são os sintomas das Plicas Sinoviais ?
Os pacientes geralmente mencionam dor ou desconforto anterior no joelho, cliques e sensação de estalos em atividades de carga patelofemoral, como agachamento.
São frequentes os sintomas com o uso excessivo ou atividades pesadas envolvendo flexão e extensão do joelho.
Essas atividades podem incluir subir e descer escadas, agachar ou levantar de uma cadeira após ficar sentado por um longo período de tempo. Além disso, pode ser notada dificuldade em ficar parado por longos períodos de tempo sem ter que mover ou esticar os joelhos.
A hipotrofia dos músculos do quadríceps ou qualquer outro desequilíbrio muscular significativo ao redor do joelho estão associados aos sintomas.
Como é diagnosticadoas Plicas Sinoviais ?
Um dos pontos mais importantes no diagnóstico da Síndrome da Plica Sinovial é obter uma história adequada do paciente.
O exame físico e imagens complementares, principalmente a Ressonância Magnética, são ferramentas que aumentam a chance de diagnóstico.
Os sintomas são muitas vezes clinicamente indistinguíveis de outras condições intra-articulares como : lesão de menisco, lesão de cartilagem, tendinite, transtornos da patela, entre outros.
Essa ambiguidade clínica muitas vezes leva a um atraso no diagnóstico e do tratamento dessa condição.
Os exames de imagem também são importantes para confirmar o diagnóstico:
- Ressonância Magnética (RM): Ajuda a visualizar a inflamação da plica e descartar outras causas de dor no joelho, como lesões de cartilagem ou ligamentos.
- Artroscopia: Em casos mais complicados, o médico pode recomendar uma artroscopia, que é um procedimento minimamente invasivo onde uma câmera é inserida na articulação para examinar diretamente a plica.
Tratamento das Plicas Sinoviais
Evidências sugerem que a Síndrome da Plica Sinovial responde bem a medidas conservadoras gerais, como modificação da atividade, terapia de exercícios e tratamentos sintomáticos para otimização de analgesia.
Os pacientes que não apresentam uma melhora significativa apesar da adesão às medidas conservadoras por um período de tempo razoável devem receber investigação e tratamento adicionais.
Embora Síndrome da Plica Sinovial seja um diagnóstico clínico, a artroscopia do joelho afetado é a melhor maneira dinâmica de confirmar o diagnóstico e realizar a ressecção em caso de aparência patológica ou de impacto significativo durante o movimento.
Conclusão
A síndrome da plica sinovial é uma condição tratável, mas que pode causar desconforto e limitar atividades do dia a dia. Se você está sofrendo com dor no joelho e os sintomas não melhoram, é importante buscar orientação médica. Nossa equipe está disponível para diagnosticar e oferecer o tratamento mais adequado para sua condição, seja através de medidas conservadoras ou, se necessário, intervenções cirúrgicas.
Agende Sua Consulta
Não deixe a dor no joelho limitar sua vida. Entre em contato conosco e agende uma consulta para uma avaliação completa do seu joelho. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar você a retomar suas atividades com saúde e qualidade de vida.