Rafael De Luca de Lucena

Condropatia ou Condromálacia Patelar

 O que é a cartilagem articular da patela?

A cartilagem é um tecido que recobre a superfície de contato entre os ossos nas articulações. A cartilagem saudável tem características especiais que permitem o movimento da articulação sem atrito, além da absorção e dissipação do impacto e forças que ocorrem no movimento. As alterações existentes na cartilagem da patela podem ser denominadas como condropatia ou condromalacia patelar.

Condropatia - Condromalacia Patelar - Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Cartilagem
Normal
Condropatia

O que é a Condromálacia ou condropatia patelar ?

A condromalácia patelar pode ser definida como amolecimento cartilaginoso e fibrilação da cartilagem do osso patelar, sendo uma das possíveis causas da síndrome da dor anterior do joelho.

A condromalácia patelar é uma condição que pode acometer desde uma pequena fissura na cartilagem hialina na superfície das articulações até uma perda total de cartilagem na área subcondral que resulta em sensibilidade dolorosa no joelho.

Zha GC, Feng S, Chen XY, Guo KJ. Does the grading of chondromalacia patellae influence anterior knee pain following total knee arthroplasty without patellar resurfacing? Int Orthop. 2018 Mar;42(3):513-518. doi: 10.1007/s00264-017-3658-0. Epub 2017 Oct 7. PMID: 28986675.

 Sintomas da Condromalacia

 A Condromalácia é caracterizada por dor anterior do joelho, edema e crepitação retropatelar, sendo produzida por ação compressiva anormal repetida sobre a cartilagem articular.


https://yorkshirekneeclinic.com/why-does-your-knee-hurt-walking-downstairs/

Essa compressão anormal é derivada da não congruência ou da diminuição da área de contato da articulação patelofemoral quando uma subluxação ou luxação patelar ocorre por uma relação anatômica ou cinemática biomecânica desfavorável.


https://yorkshirekneeclinic.com/why-does-your-knee-hurt-walking-downstairs/

De longe, a característica mais comum é a sensibilidade à palpação da superfície medial da patela. Outros sinais menos marcantes são crepitação patelar, derrame articular e dor ao comprimir a patela sobre o fêmur distal.

Biomecânica Do Movimento Patelar

Diagnóstico da Condromálacia

Além da história médica e do exame físico com testes especiais que são realizados durante a consulta podem ajudar a detectar a patologia do joelho em grande parte das vezes.

Exames de imagens auxiliam no diagnóstico da dor anterior do joelho. A ressonância magnética é uma ferramenta valiosa devido ao seu alto contraste de tecidos moles, capacidade de visualizar diretamente a cartilagem articular e capacidade de obter imagens em vários planos.


https://radiopaedia.org/cases/chondromalacia-patellae-2?lang=us

A ressonância magnética é usada no estadiamento da condromalácia, que se baseia no grau de lesão da cartilagem.


https://radiopaedia.org/cases/chondromalacia-grading

 A artroscopia do joelho é o exame padrão-ouro para avaliação da superfície articular.


https://www.kneeguru.co.uk/KNEEnotes/knee-dictionary/chondromalacia
https://larsonsportsortho.com/chondromalacia-patella/pf-chondromalacia-gif/

Etiologia da Condromálacia

Embora a etiologia da Condromalácia seja complexa, vários fatores como trauma (por exemplo, direto na patela), aumento da vulnerabilidade da cartilagem, instabilidade patelofemoral (luxação, subluxação, etc.), variações anatômicas ósseas, cinemática patelar anormal (patela alta, joelhos valgos, tubérculo tibial excessivo posicionado lateralmente), ajoelhar e agachar estão envolvidos na etiologia da condropatia patelar.

Aumento da intensidade de atividades acima da capacidade do joelho, sobrepeso e fortalecimento inadequado da musculatura ao redor do joelho.

A Condromalácia patelar pode ser observada em idades jovens e avançadas.

No primeiro grupo, pode se desenvolver devido à fragmentação da cartilagem nas articulações por forças de torção durante esportes de alta energia como ciclismo, futebol, corrida, enquanto no segundo grupo a condropatia patelar geralmente ocorre cronicamente como resultado de traumas vasculares ou micro-traumas.

https://eorthopod.com/chondromalacia-patella/

Tratamento da Condromálacia

A intervenção não operatória tende a ser o tratamento inicial para os pacientes com Condropatia Patelar, incluindo principalmente fisioterapia, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e injeções de corticosteróides ou viscossuplementação.

Além disso, antes das cirurgias serem consideradas, os pacientes sempre podem ser incentivados a realizar exercícios supervisionados por um fisioterapeuta para fortalecimento dos músculos do quadríceps ( focado na porção do vasto medial oblíquo ), da musculatura abdutora do quadril e CORE.

Controle do Valgo Dinâmico

Quando a condromalácia progride para os estágios finais e os cuidados conservadores falham, o tratamento cirúrgico pode ser uma alternativa, entretanto, a escolha do melhor procedimento é difícil, pois cada medida tem suas próprias indicações e limitações relativas, principalmente no grau de lesão da cartilagem patelar e na idade do paciente.

 

 

https://www.braceability.com/blogs/articles/chondromalacia-patella-exercises

Conclusão

A condromalácia patelar é uma condição que pode limitar a qualidade de vida de muitas pessoas, especialmente aquelas que praticam atividades físicas intensas. Com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e melhorar a função do joelho. Fortalecer os músculos e evitar sobrecargas são essenciais para prevenir e tratar essa condição.


MARQUE SUA CONSULTA AQUI

Sair da versão mobile