O que é uma bursa ?
A bursa é um espaço contendo fluído que está presente entre a pele e o tendão ou o tendão e o osso. Ele funciona para reduzir o atrito entre a pele e tendão ou tendão e osso.
Quais as principais bursas ao redor do joelho ?
Uma variedade de bursas pode ser encontrada ao redor do joelho:
Compartimento anterior : suprapatelar, pré-patelar, infrapatelar superficial e bursas infrapatelares profundas
Compartimento medial: pes anserina ou pata-de-ganso, ligamento colateral medial e bolsa semimembranosa-ligamento colateral medial
Compartimento lateral: iliotibial e ligamento colateral lateral-bíceps femoral
Compartimento posterior: cisto poplíteo.
O que é uma bursite ?
Quando há inflamação ou infecção da bursa, utiliza-se denominação de bursite para especificar essa condição apresentada.
O que causa a bursite do joelho ?
Uma variedade de distúrbios como uso excessivo, trauma direto agudo, infecção ou hemorragia podem causar o acúmulo de líquido dentro das bursas e espessamento da sinóvia, permitindo visualização nos exames de imagem.
Condições que causam imunossupressão levam a um risco aumentado de desenvolver bursite, como diabetes mellitus, uso crônico de esteróides e hemodiálise.
A bursite crônica também pode se desenvolver a partir de traumas repetitivos nos joelhos.
Sintomas
A bursite aguda geralmente se apresenta com dor, vermelhidão, calor e sensibilidade à palpação da bursa e, possivelmente, diminuição da amplitude de movimento em certos planos secundária ao desconforto.
Ao contrário, a bursite crônica geralmente é indolor – a bursa teve tempo para se expandir e acomodar o aumento de fluido. Em qualquer cenário, é importante avaliar a área em busca de sinais de trauma, eritema e calor sobrejacentes.
Tratamento
A bursite pode se apresentar de forma aguda ou crônica. A abordagem geral para o tratamento da bursite deve ser focada em terapias conservadoras de repouso, gelo, modificação da atividade e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. A maioria dos casos agudos responderá satisfatoriamente a medidas conservadoras.
Em casos crônicos, terapias semelhantes são seguidas, mas ocasionalmente, a injeção de corticosteróides pode ser considerada.
A diferenciação precoce entre bursite séptica e não-séptica é um fator-chave no manejo e na melhoria dos resultados do paciente, embora as medidas conservadoras acima sejam benéficas para ambos os grupos. As causas subjacentes também devem ser abordadas, como terapias médicas para gota e terapia antimicrobiana para bursite séptica.
A incisão e a drenagem raramente são necessárias, mas podem ser indicadas em casos traumáticos ou sépticos que não respondem às medidas conservadoras.
Complicações
A principal complicação da bursite é o desenvolvimento de infecções, fístula entre a superfície da pele e a bolsa após a aspiração por agulha, atrofia subcutânea como resultado de injeções de corticosteróides, sangramento após injeções e mesmo ruptura de tendão.