Cistos no Joelho

O que são os cistos ?

Os cistos ao redor ou no joelho são formações anômalas de fluidos que podem ocorrer dentro ou ao redor das estruturas da articulação. Embora a maioria dos cistos não sejam perigosos, eles podem causar desconforto e limitar os movimentos do joelho, especialmente se crescerem ou estiverem localizados em áreas críticas da articulação.

O mais comum é o cisto de Baker, mas outros tipos de cistos também podem surgir em torno do joelho. Nessa página, exploraremos os tipos de cistos que podem se desenvolver nessa região, seus sintomas, causas e opções de tratamento.

Causas dos Cistos no Joelho

Os cistos no joelho geralmente se desenvolvem devido a fatores que envolvem lesões, inflamações ou problemas estruturais no joelho. Entre as causas mais comuns estão:

  • Artrose ou Artrite: Condições como osteoartrite ou artrite reumatoide podem provocar um acúmulo de líquido sinovial, levando ao desenvolvimento de cistos.
  • Lesões articulares: Rupturas de menisco, danos nos ligamentos ou traumas diretos podem desencadear a formação de cistos.
  • Inflamações: Condições inflamatórias crônicas na articulação do joelho podem aumentar a produção de líquido sinovial, favorecendo a formação de cistos.

Sintomas dos Cistos no Joelho

Os sintomas variam dependendo do tamanho, localização e tipo de cisto. Os principais sinais incluem:

  • Inchaço: Presença de uma protuberância visível ou palpável, especialmente na parte posterior do joelho (no caso do cisto de Baker).
  • Dor: Em alguns casos, os cistos podem causar dor local, especialmente quando pressionam estruturas ao redor.
  • Rigidez: O acúmulo de líquido e o aumento do cisto podem limitar a amplitude de movimento da articulação, causando rigidez ao tentar dobrar ou estender o joelho.
  • Sensação de pressão: A sensação de aperto ou pressão na parte posterior do joelho, que pode ser pior após atividade física.

Quais os tipos de cisto mais comuns do joelho ?

 Cisto de Baker

 Os cistos sinoviais poplíteos, também conhecidos como cistos de Baker, são comumente encontrados em associação com distúrbios intra-articulares do joelho, como osteoartrite e ruptura do menisco.

Cisto de Baker do Joelho- Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bakers-cyst/symptoms-causes/syc-20369950

Os cistos de Baker podem ser uma fonte de dor posterior do joelho que persiste apesar do tratamento cirúrgico da lesão intra-articular, e são rotineiramente descobertos em exames de ressonância magnética do joelho sintomático.

Cisto de Baker do Joelho- Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento cistos3
https://radiopaedia.org/cases/baker-cyst-2?lang=us

Os sintomas relacionados à origem do cisto poplíteo são infrequentes e podem estar relacionados ao tamanho.

O tratamento inicial para cistos poplíteos sintomáticos deve ser conservador por um período razoável de tempo, a menos que haja compressão vascular ou neural. Durante esse período, a reabilitação com foco na manutenção da flexibilidade do joelho deve ser enfatizada para evitar a rigidez que pode se desenvolver a partir da dor que ocorre na flexão e extensão completas.

Se a dor não resolver com essa abordagem conservadora, o tratamento cirúrgico pode ser considerado direcionado à causa intra-articular da produção de líquido articular e não ao cisto poplíteo, a menos que seja excessivamente grande e altamente sintomático.

Cisto de Baker do Joelho- Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento
Frush TJ, Noyes FR. Baker’s Cyst: Diagnostic and Surgical Considerations. Sports Health. 2015 Jul;7(4):359-65. doi: 10.1177/1941738113520130. PMID: 26137182; PMCID: PMC4481672.

Cisto Meniscal

Também conhecidos como cistos parameniscais são uma patologia relativamente incomum do joelho; a prevalência relatada varia entre 1% e 8%, com a maioria dos casos diagnosticados em uma idade média de 30 e 40 anos.

Além de considerar a apresentação dos sintomas, muitas vezes o médico pode palpar cistos meniscais ao exame, principalmente aqueles originados no menisco lateral.

Cisto Parameniscal Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento
agileortho.in/diseasesconditionskn/meniscal-cyst/

A história prévia de trauma tem sido implicada como um potencial fator de risco no desenvolvimento de cistos meniscais.

Os cistos meniscais são frequentemente assintomáticos e encontrados incidentalmente em exames de imagem, mas também podem estar associados a sensibilidade e edema maçantes da linha articular em pacientes sintomáticos. Eles foram implicados em causar dor no joelho relacionada à atividade, inchaço, travamento e estalo no joelho e/ou instabilidade.

Cisto Parameniscal Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento
https://www.kneeguru.co.uk/KNEEnotes/knee-dictionary/meniscal-cyst

Enquanto a Ressonância Magnética continua sendo o padrão-ouro para o diagnóstico, os cistos meniscais também podem ser diagnosticados clinicamente quando palpáveis ou com o uso de ultrassonografia musculoesquelética.

Cisto Parameniscal Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento - Menisco
https://epos.myesr.org/posterimage/essr/essr2019/151371/mediagallery/840040?deliveroriginal=1

Os cistos parameniscais nem sempre precisam de cirurgia, a avaliação e sintomatologia individual é necessária antes de definir o tratamento. Portanto, consultar um ortopedista com experiência em cirurgia do joelho pode auxiliar na melhor opção terapêutica.

Cisto Gangliônico

Cistos ganglionares intra-articulares são bem conhecidos, mas raramente se originam na articulação do joelho. Os cistos ganglionares do joelho surgem dos ligamentos cruzados e meniscos, bem como do tendão poplíteo e osso subcondral.

Cisto Ganglionico Joelho - Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento - Menisco
https://www.jospt.org/doi/10.2519/jospt.2014.0412

Alguns estudos demonstram que o tratamento cirúrgico pode ser necessário, principalmente quando associados à dor ou sintomas mecânicos, resultantes em dificuldade de flexão e extensão no joelho. A ressecção artroscópica é o principal tratamento nesses casos de cisto ganglionar intra-articular sintomáticos, e os achados de ressonância magnética pré-operatória podem predizer a abordagem artroscópica correta.

Cisto Ganglionico Joelho - Dr Rafael De Luca de Lucena - Porto Alegre - Gravatai - Rio Grande do Sul - Tratamento - Convenio - Especialista - Ortopedista - Joelho - Tratamento - Menisco
https://bmcmedimaging.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12880-016-0138-8

Tratamentos dos Cistos no Joelho

Tratamento Conservador

  • Repouso: Reduzir a atividade física pode aliviar os sintomas e diminuir a inflamação.
  • Compressas frias: Aplicar gelo sobre a área afetada pode reduzir o inchaço e a dor.
  • Medicamentos anti-inflamatórios: O uso de medicamentos pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação.

Drenagem

Em casos de cistos grandes ou dolorosos, o médico pode realizar uma aspiração para drenar o líquido acumulado. Esse procedimento alivia temporariamente os sintomas, mas o cisto pode voltar se a causa subjacente não for tratada.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser útil para fortalecer os músculos ao redor do joelho e melhorar a estabilidade articular, o que pode ajudar a reduzir a pressão sobre o cisto e evitar seu crescimento.

Cirurgia

Em casos mais graves, onde o cisto é persistente ou associado a lesões significativas, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para remover o cisto ou corrigir o problema subjacente (como uma ruptura meniscal). A cirurgia é mais comum em cistos meniscais ou quando o cisto de Baker está associado a danos nas articulações.

Conclusão

Os cistos ao redor ou no joelho são formações comuns, muitas vezes relacionadas a lesões, inflamações ou condições crônicas como a artrose. Embora nem sempre causem sintomas graves, podem gerar desconforto e limitar a mobilidade. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações e garantir uma boa recuperação.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Como posso te ajudar ?
Escanear o código