O que é a Osteotomia ?

A osteotomia é um procedimento cirúrgico em que são feitos cortes ósseos com objetivo de realinhar o membro. 

Uma osteotomia de correção no joelho é usada para realinhar a perna e transferir o eixo de suporte de peso do compartimento patológico para o compartimento saudável. 

osteotomia tibial alta valgizante cunha de abertura
Koh, YG., Lee, JA., Lee, HY. et al. Design optimization of high tibial osteotomy plates using finite element analysis for improved biomechanical effect. J Orthop Surg Res 14, 219 (2019). https://doi.org/10.1186/s13018-019-1269-8

O joelho é uma articulação complexa capaz de suportar o estresse mecânico durante a sustentação de peso e amplitude de movimento. 

Alterações no alinhamento do membro resultam em transmissão anormal de forças entre estruturas intra e extra-articulares, predispondo a diversas patologias articulares. Patologia intra-articular, como cartilagem ou lesão meniscal, pode ser ampliada no cenário de desalinhamento do membro como resultado de carga anormal e aumento das pressões de contato. 

osteotomia tibial alta valgizante cunha de abertura com placa. demonstra sobrecarga mecânica do compartimento medial
https://drlingarajuortho.com/high-tibial-osteotomy/

Felizmente, procedimentos cirúrgicos foram desenvolvidos para tratar o desalinhamento dos membros inferiores em um esforço para mitigar os efeitos prejudiciais associados.

A osteotomia de correção da osteoartrose ao redor do joelho é realizada na tíbia proximal ou no fêmur distal. A escolha da técnica de osteotomia e o nível da osteotomia dependem do grau e localização do desalinhamento e da experiência do cirurgião em realizar uma ou mais dessas técnicas.

Biomecânica

O desvio mecânico do eixo nos membros inferiores causa a deformidade em varo ou valgo, que afeta a força de carga dos compartimentos articulares medial e lateral do joelho e aumenta a pressão mantida pela cartilagem e pelos ossos subcondrais.

Isso, por sua vez, acelera o desvio do eixo mecânico nos membros inferiores, o que acaba por piorar a progressão da osteoartrite.

VARO VALGO JOELHO
Desvio de Eixo – Sobrecarga Compartimento

O princípio da osteotomia ao redor do joelho é reequilibrar a força entre os compartimentos medial e lateral, reduzir a pressão suportada pela cartilagem e ossos subcondrais, corrigindo o eixo mecânico com corte ósseo.

Indicações

Esse procedimento se torna mais frequente em pessoas que precisam de preservação articular, a cirurgia classicamente é indicada para pacientes com idade inferior a 60 anos, embora o mais importante seja a condição física do paciente.

Deformidade em varo ou valgo dos membros inferiores.

No contexto de artrose, é importante ter a cartilagem e menisco intactos no lado que será desviado o eixo.

O índice de massa corporal <30 kg/m2 se torna importante para reabilitação do paciente, uma vez que utilizará muletas por algumas semanas.

Além disso, podem ser utilizadas em instabilidade ligamentar lateral crônica e reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) com deformidade. 

A indicação do procedimento passa por outras avaliações de exame físico e imagens, por isso é importante a avaliação com médico especialista. 

Procedimento

Inicialmente é solicitado uma radiografia panorâmica dos membros inferiores. A partir desse exame podemos calcular o alinhamento mecânico e anatômico.

radiografia panoramica membros inferiores demonstrando varo, valgo e normoeixo
Nicolella, D.P., O’Connor, M.I., Enoka, R.M. et al. Mechanical contributors to sex differences in idiopathic knee osteoarthritis. Biol Sex Differ 3, 28 (2012). https://doi.org/10.1186/2042-6410-3-28

Após são calculados os ângulos de correção necessária durante a osteotomia.

planejamento osteotomia tibial alta valgizante cunha de abertura
J Knee Surg 2017; 30(05): 409-420
DOI: 10.1055/s-0037-1603757

Existem diversas técnicas de osteotomia e meios de fixação. O mais comum é se utilizar placas durante a osteotomia tibial valgizante.

placas utilizadas puddu e tomofix
J Knee Surg 2017; 30(05): 409-420
DOI: 10.1055/s-0037-1603757

Imagem transoperatoria osteotomia tibial com enxerto ósseo

PLACA PUDDU OSTEOTOMIA DO JOELHO
Placa com calço de abertura tibial ( 7.5 mm até 15 mm )

 

radioscopia transoperatoria puddu e lca radioscopia transoperatoria puddu e lca

Consolidação Óssea - Osteotomia + LCA - Arquivo Pessoal
Consolidação Óssea – Osteotomia + LCA – Arquivo Pessoal

Consolidação Óssea - Osteotomia + LCA - Arquivo Pessoal

 

Eventualmente se associa uma artroscopia para tratamento das lesões intra-articulares como menisco, cartilagem e ligamento.

Importante lembrar que por se tratar de um procedimento ósseo, sobretudo  o paciente deve estar ciente que pode haver alteração estética do alinhamento do membro inferior.

osteotomia alinhamento joelho gravatai porto alegreosteotomia alinhamento joelho gravatai porto alegre

 

mudança de estetica osteotomia

Complicações

Os osteotomias são procedimentos realizados há anos na ortopedia e são considerados seguros. 

A maioria das osteotomias necessita do uso de placas, embora seja infrequente, alguns pacientes necessitam de retirada após a consolidação óssea. 

O risco de não consolidação da osteotomia existe, contudo é baixo.

Complicações raras podem incluir tromboembolismo e lesões nos nervos e estruturas vasculares.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *