O que são os cistos ?

Cistos são constituídos por uma cavidade preenchida por líquido. Essas lesões são frequentes no joelho, sendo um achado comum nos exames de imagem.

Histologicamente, as paredes do cisto se assemelham ao tecido sinovial com graus variados de tecido fibrótico presente. Além disso, pode haver células inflamatórias crônicas inespecíficas presentes.

 

Quais os tipos de cisto mais comuns do joelho ?

 

Cisto de Baker

 Os cistos sinoviais poplíteos, também conhecidos como cistos de Baker, são comumente encontrados em associação com distúrbios intra-articulares do joelho, como osteoartrite e ruptura do menisco.

cistos1
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bakers-cyst/symptoms-causes/syc-20369950

Os cistos de Baker podem ser uma fonte de dor posterior do joelho que persiste apesar do tratamento cirúrgico da lesão intra-articular, e são rotineiramente descobertos em exames de ressonância magnética do joelho sintomático.

cistos2 cistos3
https://radiopaedia.org/cases/baker-cyst-2?lang=us

Os sintomas relacionados à origem do cisto poplíteo são infrequentes e podem estar relacionados ao tamanho.

O tratamento inicial para cistos poplíteos sintomáticos deve ser conservador por um período razoável de tempo, a menos que haja compressão vascular ou neural. Durante esse período, a reabilitação com foco na manutenção da flexibilidade do joelho deve ser enfatizada para evitar a rigidez que pode se desenvolver a partir da dor que ocorre na flexão e extensão completas.

Se a dor não resolver com essa abordagem conservadora, o tratamento cirúrgico pode ser considerado direcionado à causa intra-articular da produção de líquido articular e não ao cisto poplíteo, a menos que seja excessivamente grande e altamente sintomático.

cistos4
Frush TJ, Noyes FR. Baker’s Cyst: Diagnostic and Surgical Considerations. Sports Health. 2015 Jul;7(4):359-65. doi: 10.1177/1941738113520130. PMID: 26137182; PMCID: PMC4481672.

Cisto Meniscal

Também conhecidos como cistos parameniscais são uma patologia relativamente incomum do joelho; a prevalência relatada varia entre 1% e 8%, com a maioria dos casos diagnosticados em uma idade média de 30 e 40 anos.

Além de considerar a apresentação dos sintomas, muitas vezes o médico pode palpar cistos meniscais ao exame, principalmente aqueles originados no menisco lateral.

cistos5
agileortho.in/diseasesconditionskn/meniscal-cyst/

A história prévia de trauma tem sido implicada como um potencial fator de risco no desenvolvimento de cistos meniscais.

Os cistos meniscais são frequentemente assintomáticos e encontrados incidentalmente em exames de imagem, mas também podem estar associados a sensibilidade e edema maçantes da linha articular em pacientes sintomáticos. Eles foram implicados em causar dor no joelho relacionada à atividade, inchaço, travamento e estalo no joelho e/ou instabilidade.

cistos6
https://www.kneeguru.co.uk/KNEEnotes/knee-dictionary/meniscal-cyst

Enquanto a Ressonância Magnética continua sendo o padrão-ouro para o diagnóstico, os cistos meniscais também podem ser diagnosticados clinicamente quando palpáveis ou com o uso de ultrassonografia musculoesquelética.

cistos7
https://epos.myesr.org/posterimage/essr/essr2019/151371/mediagallery/840040?deliveroriginal=1

Os cistos parameniscais nem sempre precisam de cirurgia, a avaliação e sintomatologia individual é necessária antes de definir o tratamento. Portanto, consultar um ortopedista com experiência em cirurgia do joelho pode auxiliar na melhor opção terapêutica.

Cisto Gangliônico

Cistos ganglionares intra-articulares são bem conhecidos, mas raramente se originam na articulação do joelho. Os cistos ganglionares do joelho surgem dos ligamentos cruzados e meniscos, bem como do tendão poplíteo e osso subcondral.

cistos8
https://www.jospt.org/doi/10.2519/jospt.2014.0412

Alguns estudos demonstram que o tratamento cirúrgico pode ser necessário, principalmente quando associados à dor ou sintomas mecânicos, resultantes em dificuldade de flexão e extensão no joelho. A ressecção artroscópica é o principal tratamento nesses casos de cisto ganglionar intra-articular sintomáticos, e os achados de ressonância magnética pré-operatória podem predizer a abordagem artroscópica correta.

cistos9
https://bmcmedimaging.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12880-016-0138-8

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *